Máterias

Produtos Elaamil

Carla Móveis de Ibicaraí

Montare Moveis Planejados em Ibicaraí

Montare Moveis Planejados em Ibicaraí

domingo, 8 de julho de 2018

Estados enfrentam surto de sarampo, que volta a ameaçar o Brasil


A vacinação contra o sarampo, em todo o país, está abaixo do esperado. Em alguns estados já tem surto da doença, que estava erradicada no Brasil.

Em 2017, 20 estados e o Distrito Federal não alcançaram a meta de imunizar 95% das crianças. Os piores índices são no Pará, São Paulo e Acre. Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos da doença: em Roraima e no Amazonas. E há casos confirmados em outros três estados: São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Neste momento em que o sarampo volta a preocupar os brasileiros, não apenas as crianças mas também os adultos estão na mira do Ministério da Saúde. Quem tem mais de 26 anos e nunca teve a doença deve procurar um posto para tomar a vacina.

A orientação do Ministério da Saúde é a seguinte: pessoas com até 29 anos devem tomar duas doses; de 30 a 49 anos, uma dose basta; quem tem mais de 50 não precisa se vacinar porque provavelmente já teve contato com a doença.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde o certificado de eliminação da circulação do vírus e não quer perder esse título. Por isso há necessidade que todo mundo seja vacinado, de acordo com as recomendações do calendário nacional de vacinação”, afirma Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações - MIS.

Fonte: g1.globo.com